quarta-feira, agosto 23, 2006

No Reino da Pardalada


Um pardal de nome Mário Pardal fez tais estragos no telhado de uma casa velha que os sobreviventes, sem coragem para saírem dos ninhos, estavam quase a morrer de vergonha.
Tornando-se muitíssimo séria a situação, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão, uma vez que o opróbrio não os deixava sair à rua nas noites de sexta-feira.
Aguardaram para isso certa noite em que o Mário Pardal andava pelos telhados, cantando trovas à Lena d’ Água e fecharam-se a sete chaves numa árvore do Bolão...

- Penso – disse um deles – que o melhor meio de nos defendermos das tristes figuras do Mário Pardal é atar-lhe um badalo ao pescoço. Assim, quando ele se aproximar, o badalo denuncia-o e fugimos a tempo.

Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia do Romão Pardal, por ventura o mais asisado. O projecto foi aprovado por unanimidade em Assembleia Geral e na presença de quase todos os pardais, mesmo dos que raramente piam, contando com a ausência do avô Lucilino Pardal. Só votaram contra uma pardalinha de seu nome Ana Castra Pardais e um pardal bastante casmurro, Viternum Pardal, que pediu a palavra e disse:
- Está tudo muito certo. Mas quem vai amarrar o badalo ao pescoço do Mário Pardal?

Silêncio geral...

Um desculpou-se por não saber dar nós. Outro, porque era recém-doutorado e não podia fazer tal coisa. Outro porque era loiro e dava muito nas vistas. Todos, porque não tinham coragem.
E, assim, a assembleia se dissolveu no meio de geral consternação e o bando da pardalada continua a cagar sentenças pelos telhados dos vizinhos que nada têm a ver com os efeitos da gripe pardalária.

La Fontaine Brioso

5 comentários:

Anónimo disse...

Esta foto que já apareceu como post no piolhodasolum, é simplesmente fantástica, a que mão vão os pardais comer.
a)Dr. Coroa
b)Pompeu
c)Dr. Maló
D)Lena D´água

Anónimo disse...

Já agora, excelente a rábula...
Vou dormir...
Abração Irmão (eheheeh)

Anónimo disse...

AHAHAHAHAHAAHA isto está do baril. Ainda gostava de ver o Mário de badalo ao pescoço.

espectacular

Anónimo disse...

excelente meu caro la fontaine, queremos mais

Anónimo disse...

Mais e muito mais. Cuidado eles andam assanhados.