sábado, setembro 09, 2006

FÁBULA DO RAPOSÃO E DA ÁGUIA





Um raposão chamado Mário Pardal passou por uma horta e sentiu piar uma águia chamada Maria Rós Maninho e disse para si:
– Ceia já eu tenho. Esta águia é rural e facilmente lhe posso censurar o pio e papar.
E foi muito sorrateiro rodeando o marmeleiro em que estava piando a águia e disse para os pardalitos:
-- Vou caça-la.
E de um salto traiçoeiro, fila-a entre os dentes.
A águia olhou-o de lado e pensou que este raposo convencido merecia uma valente lição. Disse então para ele:
– Ó raposão Mário Pardal, não me comas assim como a qualquer otário desses que caças aí pelo Choupal; tu também sabes andar à caça de altenaria e é preciso que todos o saibam. Agora que me va
is comer, grita bem alto:
«Maria Rós Maninha comi!»
O raposão, levado por aquela vaidade, gritou bem alto e a plenos pulmões para que o bando da pardalada o ouvisse:
– A Rós Maninha comi!
– A outra sim, que nem a mim!--replicou-lhe a Rós Maninha caindo-lhe de entre os dentes e voando pelo ar fora, livre do perigo esvoaçando por cima da pardalada do choupal
.
O raposão Mário Pardal lá foi de rabo entre as pernas em direcção ao Choupal, debaixo dos risos e bicadas da pardalada.

24 comentários:

Anónimo disse...

prunto. já arrecadei a cabrada e o cabrão.hoje o cabrão ta mais sussugado. o cabrão andavame a marrar por tudo e por nada e eu ja sei purque era. é que eu andava a montar umas cabrita lá atraz do pinhasco e o ti manel viu e foi cuntar á minha tia. a minha tia foi la ter comigo e disse que queria que tambem eu a muntasse eu muntei e o cabraõ a ver. como a minha tia quer que a munte todos os dias já não sou capaz de muntar as cabras e o cabrão esta a ficar cuntente. mas eu tenho vuntade de montar as cabritas e antão a minha tia disse que agora que tens o cumpatador escreve aos dótores de cuimbra e pede que te arranjem maneira para resulver o problema. até já pedi cuncelho ao meu colega daí ma ele disseme que me mandava uns cabroes que voces tambem tem de boa qualidade e que sabiam muito sobre montajem de cabras que elas deixavam de querer que eu as muntasse e eu só ficava cum a obriga~ssão de muntar a minha tia aminha tia ficou munto cuntente mas eu estou triste e estou a pinsar muntar o cabrão mas ele é tum porco que eu pesso a voces que muntar cabrao por muntar cabrao que me mandem um de boa calidade pra aqui pra minha terra purque toda a jente sabe que o carlitos da tia anda muito pressizado e se purguntarem porque eu aos depois cunto se o cabrao que me mandarem é so garganta ou se e mesmo vom adeus e ate manha.

Anónimo disse...

O raposão Mário Pardal lá foi de rabo entre as pernas em direcção ao Choupal, debaixo dos risos e bicadas da pardalada.

Chegado ao Choupal encontrou o amigo/irmão que lhe perguntou:

- Porque estás tão triste e cabisbaixo?

- Hoje houve mais um incidente na minha vida; imagina que a águia me enganou, e pior que tudo, todos estavam a ver. Agora pela certa os Pardalões vão aproveitar-se disso e dizer que eu sou um bobo, um palerma...

- Não sei não, depois de teres dito que tinhas estado com o JES numa amena cavaqueira, eles agora devem pensar que és um amigo/irmão do JES, da Académica e deles também.

- Sei lá, eles são uns tolos ( e usou a mesma expressão de um anónimo - IP identificado! - não há coincidências!!!) Isto está difícil... Já ninguém me leva a sério... E como eu me esforço! Falo com o Brum, e até com o JES no CC para todos me verem... Eu sou uma boa pessoa, eles é que são MAUS!
Fico diferente em frente ao PC? Fico, mas a culpa não é minha, o teclado é a minha dependência, não sou eu, é ele a falar... Ou tu achas que eu queria prejudicar o Brum ou a Académica quando fiz DOIS posts sobre o acidente?

- Meu amigo, meu irmão, não vale a pena preocupares-te, nenhum Pardalão pode comentar nos PC, e o blog deles? para além deles mesmos e de nós, ninguém o lê, acredita em mim que sou um homem sério e que não tem medo de ninguém.

- Meu irmão será mesmo assim? Será que eles me vão deixar em paz?
E por falar em paz, diz lá ao Lorde Verde e ao Lord Verde Escuro, para não fazerem posts nem comentários sobre mim, caso contrário APAGO-LHES OS POSTS! (os comentários do Verdinho já eu apaguei!) e diz-lhes que se eles continuarem assim qualquer dia também te peço para lhes dizeres: OU ELES OU EU! Meu irmão tu conheces-me e SABES que eu não consigo dizer-lhes isso na cara.

- Irmão tem calma, tem calma... não provoques também os Lords Verdes senão qualquer dia estámos só os dois a "postar" e a comentar e já não temos muito mais imaginação para inventar novos nicks.

E dando por terminada a conversa os dois "irmões" lá foram até ao CC para cuidar da imagem...

Anónimo disse...

No CC, assentaram-se lado a lado. Mário Pardal, entre um risinho boçal e um esgar d'esguelha, perguntou baixinho:
- Irmão, depois da minha conversa com o JES no Luso, achas que ele me arranja um convitezito para o jogo? É que eu ando à rasca: se pagar as quotas, não bebo cerveja; se beber cerveja, não pago as quotas. Que fazer?
Passando a mão pela careca lisa, responde-lhe o Irmão:
- Não sei, Marocas, não sei. O tipo ainda deve andar de pé atrás contigo. Olha uma coisa, o Vitinho não tem cartão? Olha, pede-lho, pede-lho...
- Boa ideia, Irmão, boa ideia. Já estou safo. E já não preciso desse abominável JES...
- Pois, Marocas, pois. Mas não te esqueças de lhe dar música primeiro. E diz-lhe que lhe arranjas um clube para ele treinar. Na Madeira, de preferência.
- O quê? E achas que devo levar algum instrumento?
- Sim, leva um instrumento, se ainda o tiveres, claro.
- Está bem, está bem. Não me gozes...
(O pano caíu para ninguém ver o resto da cena nem o episódio que se lhe seguiu).

Anónimo disse...

A Raposa colocou uns oculos escuros e foi com o Palhaço e o Pai Natal de comboio ao circo.... ou terá sido á Assembleia Geral ?

Anónimo disse...

O JES nunca mais tem juízo. FOI cumprimentar o Mário e a Académica perdeu coma Naval.
Será que ainda não entendeu que "d'ali"- que não é o Salvador! - só vêm desgraças?
Longe, longe, LONGE é que ele deve estar. Ele e o "Irmão"...

Anónimo disse...

Foi uma vitória justissima...e dez contra onze...aquela Académica não lembra ao diabo, mas o que é aquilo ?
Parabens Naval !!!

Anónimo disse...

Espero que tenha sido uma má noite, para a semana rectifiquem por favor

Anónimo disse...

Aquilo ontem parecia os Pardalões.

Anónimo disse...

ESTE BLOG É COMO A EQUIPA DE FUTEBOL:
SÓ TEM 2 VELOCIDADES-PARADO E MUITO DEVAGARINHO.
ESPERO QUE TENHA MELHOR ENDURANCE QUE O ESTEVEZ!
ESCREVAM!

Anónimo disse...

Para não ter concorrência, BASTA! Não se escreve muito, mas escreve-se BEM. Ao contrário dos outros.
O Mar Yo já terá começado a "música" para a canção do bandido?
Ah!, disse-me um amigo meu, que foi a Coimbra, que não viu o Mar Yo no ECC. Será que ele estava com o "Irmão" em Soure? Ou não tem as quotas em dia?
Música, música é que ele precisa...

Anónimo disse...

o mario estava 2 sectores ao lado da mancha negra de tshirt branca

Anónimo disse...

Ai ele já não para o outro lado, para a bancada do lado da igreja?
Está mesmo a ver-se que pediu o cartão emprestado. A um tal Marques não foi de certeza...

Anónimo disse...

PARA OS PARDALÕES DESATENTOS, COMENTÁRIO TIRADO O SB:

Foram os dois para os copos, emborracharam-se e escreveram o que lhes ia na alma.

O Mário era o Carvalho do Tomé e o Lucílio era ele próprio, e como sempre, igual a ele próprio!

In vino veritas!- no vinho a verdade. O Mário ufano, por julgar que depois de uma vida a rastejar, é alguém por se ter "licenciado" em música e o outro, inflamado pelos espíritos de Baco, a destilar o chauvinismo do coimbrinha parolo, que continua a julgar que esta parvónia em que vivemos, é o centro do mundo!

Como os tolos são transparentes! Coitados! Ao menos não ficam dúvidas sobre quem são estas criaturas!

PS

Ó Mário
agora já estranhas que eu escreva uma coisa destas. Insinuaste (porque não tiveste coragem para mais) que eu usava "nicks" falsos, censuraste-me comentários (o último dos quais na noite de 2ª para 3ª feira passada), vieste-me com impropérios sob o nickname de Correia Mendes... tudo isto depois de me andares a convidar para jantares e para o teu blogue e de elogiares os meus comentários. E agora vens hipocritamente manifestar o teu espanto pelo que escrevi....

É a última vez que me dirijo a ti pá! És um mentiroso, hipócrita, sabujo (cumprimentas o JES depois de tudo o que escreves sobre ele!), um prodígio sem ossos, um comuna invejoso e verrinoso, um frustrado e um alcoólico conhecido! A única e última coisa que tenho a dizer-te é :

VAI À MERDA!

...Censura agora isto!...se conseguires...
MPS | 09.14.06 - 3:04 pm | #

Anónimo disse...

E TAMBÉM RETIRADO DO SB O COMENTÁRIO RESPOSTA: (LOL)


Dedicado ao MPS:

É a última vez que me dirijo a ti pá! És um mentiroso, hipócrita, sabujo (cumprimentas o JES depois de tudo o que escreves sobre ele!), um prodígio sem ossos, um comuna invejoso e verrinoso, um frustrado e um alcoólico conhecido! A única e última coisa que tenho a dizer-te é :

VAI À MERDA!
Mário José Castro | 09.14.06 - 4:56 pm | #

Anónimo disse...

E AGORA O MEU COMENTÁRIO:

Dedicado ao MJC:

Meu caro, se gozam consigo por ter "finalmente" concluído a licenciatura não será por o Sr. ter andado para aí a dizer que era Professor Universitário da Faculade de Letras de Coimbra, especificando até as cadeiras que leccionava - Ética e Estética?

Agora leva na corneta! É muito bem feito, quem o manda ser MENTIROSO?

E há mais... mas todos temos tempo!

Anónimo disse...

A-CA-DÉ-MI-CA

Anónimo disse...

A-CA-DÉ-MI-CA
A-CA-DÉ-MI-CA
A-CA-DÉ-MI-CA

SEMPRE!
SEMPRE!

NOTA: O Mar Yo é comuna? E os gajos querem-no lá?
Então estão piores do que eu pensava!

Anónimo disse...

Como pode a Académica andar em boquinhas tão pouco limpas e educadas?
Haja vergonha! Dos dois lados!!!
Tenham um mínimo de decência e fechem essas bocas. Quanto mais não seja por respeito por vós próprios.
Se a vocês se consideram da Académica tenho pena, que ela não é de certeza a mesma que eu amo há mais de cinquenta anos. Comportam-se quase todos como meninos malcriados.
DEIXEM A ACADÉMICA EM PAZ, por favor.

Anónimo disse...

Faz mal gritar
A-CA-DÉ-MI-CA?
Só faltava esta.
Eu AMO-A! E não somos nós quem a tem vilipendiado. Por isso, pode ir bater à outra porta. Nesta, não.

Anónimo disse...

Gritemos todos:
A-CA-DÉ-MI-CA !!!

E para os leitores desatentos dos posts e comentários:

Refiram uma linha, uma só, onde se BOTE-ABAIXO, a Académica ou mesmo os jogadores.

Somos contra os FALSOS ACADÉMICOS? Sim, claro, mas porque são eles que vêm com falsos moralismos; o que teclam não tem nada a ver com o que fazem.

Sugiro um exercício: No próximo jogo e quando relaxarem após o nosso primeiro golo olhem para as bancadas: vai lá estar, como sempre, um GRANDE APOIANTE, e que faz ele - NADA! o que diz? NADA! Até no raio do campo o Homenzinho tecla - ali é no telemóvel! Apoio à equipa? Só se for por telemóvel porque não se ouve uma só palavra, deve ser por causa dos óculos escuros!

Anónimo disse...

Afinal qual é a bancada onde o Mariinho se assenta?
Eu gostava de ver o homezito. Ver para crer como o S. Tomé. Ou o Sem Tomates já não sei bem.
Claro que já me contaram que ele vai para onde lhe "oferecem2 a boleia. Será certo?
Lá vai mais uma "loirinha" (pela garganta abaixo). À saúde...

Anónimo disse...

ERRATA!
"Até no raio do campo o Homenzinho tecla - ali é no telemóvel!"
Onde se lê "campo" deve ler-se "bancada"!
(Desculpem, estava a pensar no próximo jogo e no que se irá passar em CAMPO - isso sim é importante!)

Mas será fácil identificarem o Sr. Mar Yo ! Como sempre, será o único apoiante (?) da Briosa que não soltará um único pio, aconteça o que acontecer em campo!

Mas saibam que não é por falta disto ou daquilo: são os óculos escuros!

Anónimo disse...

Vou para as bancadas à procura do Mar Yo Foice e Martelo, mais foi-se que Ka martelo.
O homezito tem óculos escuros? E tem télélé? E pica c'os dedos? Olé, então é fácil de encontrar. OLÉ!

Anónimo disse...

IH!IH!IH!
Então o ti Mário é dirigente do Belenenses? IH! IH! Qu'a grand'a PINTA!
O Mário é AZUL, o Mário é AZUL, ai é, ai é, olarilolé.
DA-SE!